segunda-feira, 5 de maio de 2014

Inflação o que é?

O temível dragão! Ou o dragão brasileiro como alguns já falaram tempos atrás, está de volta? Não, talvez, sim?!
Bem, o que é inflação? Acho que neste ponto muitos brasileiros já vivenciaram uma inflação elevada e persistente, muitos podem não saber a definição de inflação, mas sabem o que ela significa na prática.
Durante a década de 80 (principalmente), o Brasil vivenciou valores de inflação absurdos com trocas de planos econômicos e moedas que jamais se vira antes.


Mas, para início de conversa, é importante destacar que dinheiro tem valor no tempo, não me refiro ao ditado: "Tempo é dinheiro" e sim que seu valor muda conforme o tempo passa, ou seja, o dinheiro que você tem hoje pode comprar mais ou menos de uma certa coisa no futuro. Para evitar dúvidas, ilustrarei com um exemplo:

Suponha que em um determinado momento você com R\$10,00 é capaz de comprar 10 kg de batatas, isso significa que o quilograma da batata custa R\$1,00. Agora imagine que após o período de um ano, a inflação medida para a batata foi de 10%, isso significa dizer que o quilograma do tubérculo agora custa R\$1,10 e que com seus antigos R\$10,00 você compraria apenas 9,09 kg de batata.

Em termos práticos, quando há inflação seu dinheiro perde valor, o exemplo da batata mostra como nosso poder de compra diminui ao final de um ano, ou seja, você compra menos com o mesmo dinheiro.
A título de organização financeira, quando nos referimos à inflação, estamos sugerindo a desvalorização do dinheiro, ou seja, R\$10,00 após um ano com inflação a 10%, significa que você tem R\$9,00.
É comum vermos as pessoas falarem sobre como as coisas eram baratas antes e como tudo ficou tão caro, mas na verdade a única coisa que ocorreu foi o efeito da inflação, uma taxa que representa o quanto seu poder de compra foi limitado de um ano a outro.


Em um próximo post, irei explicar por que existe inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário